O QUE É SÉRIE, MINISSÉRIE E MICROSSÉRIE?

15/05/2010 00:50

Série de televisão

 

Série ou seriado de televisão é um tipo de programa televisivo com um número indefinido de emissões, chamadas episódios. Difere-se da minissérie, que apresenta um número previamente determinado de episódios.

Formato

Uma série de televisão pode ser ficcional ou baseada em fatos reais e, diferente do formato adotado pelas novelas brasileiras, uma série pode durar muitos anos - com casos como o de ER (também conhecida como Plantão Médico) e Law & Order (Lei & Ordem), que já duram mais de 10 anos - e não é obrigatório que seja exibida continuadamente, com muitas séries tendo "intervalos" entre um capítulo e outro podendo chegar a meses, dependendo de vários motivos, como feriados.

As séries também costumam se dividir em temporadas, geralmente de 13 episódios, que iniciam num mesmo período todo ano: o outono (primavera, no hemisfério Sul) para grandes estréias, e o midseason, para estréias menores.

No Brasil

No Brasil, as séries foram amplamente produzidas desde a criação da TV, até 1963, quando as telenovelas passaram a ser diárias. Exemplos dessa fase são: Alô, Doçura, com Eva Wilma e John Herbert, maior êxito desta fase, inspirado no americano I Love Lucy. Outros sucesso da época são Vigilante Rodoviário e Capitão 7.

Apesar de a Rede Globo produzir seriados como A Grande Família, Ciranda, cirandinha e o Caso Especial, uma espécie de teleteatro, as séries só ganhariam força com a extinção da "novela das 22h", onde, depois da re-exibição de Gabriela, o horário foi ocupado por séries como Malu Mulher, Carga Pesada e Plantão de Polícia. Depois desta fase, mais e mais seriados foram produzidos, e outras emissoras também aderiram.

Outras séries brasileiras de sucesso foram Armação Ilimitada , Sai de Baixo, Os Normais, A Diarista, e a nova versão de A Grande Família. Na Rede Record, a série mais destacada é A lei e o Crime.

 

Minissérie

 

Minissérie é um folhetim televisivo semelhante a uma telenovela, porém de curta duração. Difere-se dos seriados principalmente por ter número de episódios previamente estipulado e por seguir sempre um enredo.

No Brasil

A Rede Globo foi a pioneira nesse gênero no Brasil, lançando Lampião e Maria Bonita, escrita por Aguinaldo Silva e Doc Comparato e dirigida por Paulo Afonso Grisolli, que foi exibida em 1982 e teve oito capítulos. A partir de então, as minisséries nunca mais saíram de cena. Antes disso, porém, já se exibiam minisséries, só que eram geralmente produções norte-americanas dubladas, como Raízes e A Maldição. A Rede Manchete, em 1984, também lançou uma produção nesse formato, Marquesa de Santos, que foi também sua primeira experiência em teledramaturgia.

O que diferencia as telenovelas e as minisséries é, principalmente, o cuidado com a produção, além do fato de ser uma história "fechada", ou seja, autor, diretor e elenco já sabem toda a trama de antemão, o que facilita na composição dos personagens, já que o ator pode fazer seu trabalho direcionando por um caminho que já conhece.

A duração média das minisséries durante um bom tempo foi de vinte capítulos, mas nos últimos anos elas têm sido verdadeiras mininovelas, chegando a quase sessenta capítulos. No Brasil, são exibidas desde o fim dos anos 80 de terça a sexta-feira. Entre 1982 e 1986, as minisséries iam ao ar de segunda a sexta. Por serem levadas ao ar num horário mais tardio que as telenovelas (geralmente após as 22h), as minisséries ousam mais em termos de temática, cenas, diálogos e situações, função essa desempenhada antes pelas novelas das dez, levadas ao ar de 1969 a 1979. Além disso, têm um potencial de re-apresentação muito maior que o das novelas, devido à sua curta duração.

Devido a sua curta duração, as minisséries da Rede Globo também são lançadas em DVD pela Globo Vídeo e algumas, não todas, lançadas também sobre a forma de livro, sobretudo as de grande sucesso com é o caso de Anos Rebeldes e A Casa das Sete Mulheres, feita com base no livro homônimo mas que tornou-se nacionalmente conhecido graças a minissérie.

Na Anglosfera

Estados Unidos da América

O formato data de pelo menos 1966, com uma emissão da ABC de uma adaptação de The Rise and Fall of the Third Reich, produzida por David L. Wolper. O termo tornou-se comum em meados dos anos 70, especialmente com o sucesso de Rich Man, Poor Man, baseado no romance de Irwin Shaw, in 1976.

Roots (Raízes) (1977) de Alex Haley é considerado o primeiro sucesso blockbuster do formato. O seu sucesso nos Estados Unidos deveu-se, em parte, ao seu horário: as doze horas foram divididas em oito episódios emitidos em noites consecutivas, resultando no episódio final ter tido 71% do share de audiência e 130 milhões de telespectadores. A TV Guide (11 de Abril - 17 de Abril de 1987) chamou Jesus of Nazareth "a melhor minissérie de sempre" e "televisão sem paralelo."

Reino Unido

Na televisão britânica, o termo minissérie (miniseries) quase nunca é utilizado, excepto em referência a importações estado-unidenses. O termo serial (folhetim) é o usado para dramas televisivos britânicos de curta duração, que têm sido um dos elementos principais da programação televisiva britânica desde o início dos anos 50 quando serials como The Quatermass Experiment (1953) estabeleceram a popularidade do formato. A série The Prisoner de Patrick McGoohan, originalmente com sete episódios, foi expandida para 17, devido a preocupações do estúdio de que uma série tão pequena seria difícil de vender. 'Minissérie' é no entanto usado como um tipo de exónimo para séries britânicas nos Estados Unidos, onde a típica duração de seius episódios é considerada curta. Muito raramente, um episódio em várias partes dentro de uma série longa pode também ser chamado de "minissérie", e em alguns casos, uma minissérie torna-se o episódio piloto de uma produção mais longa.

Austrália

Minisséries australianas incluem Against The Wind (1978), The Dismissal + Scales Of Justice (1983), Bodyline (1984), The Cowra Breakout + Anzacs (1985), Bankok Hilton (1989) + Brides Of Christ (1991)

Microssérie

 

Microssérie é uma produção televisiva semelhante a uma minissérie, porém, de menor duração, possuindo[carece de fontes?] de uma maneira geral, de três a cinco capítulos.