SIGNIFICADO

15/05/2010 00:37

Uma telenovela é uma obra audiovisual  pertencente obrigatoriamente ao gênero dramatico e romantico, apresentada, como regra, em capítulos diários e cuja duração média de exibição é de oito meses. No Brasil, são exibidas 9 novelas diárias.

Países produtores

Os países produtores de telenovelas são, essencialmente, países de formação cultural ibérica. Países de origem cultural anglo-saxã preferem outras formas de narrativa seriada, tangentes ao gênero folhetinesco.

Destacam-se na produção de telenovelas o México, a Venezuela,a Colômbia e o Brasil.

Portugal é um grande produtor de telenovelas, onde se destacam as telenovelas produzidas pela TVI, que já são exportadas para vários países e possuem uma qualidade estética e literária incrível] A primeira novela portuguesa foi "Jura" da RTP?], que ganhou uma nova adaptação em 2008.

Abertura / Genérico

Antes de cada capítulo de uma telenovela, é exibido um pequeno clipe audiovisual chamado abertura ou genérico contendo imagens relacionadas à temática da história; música de fundo; créditos de atores, diretores e autores da obra. Em alguns casos, esta abertura é exibida somente após o primeiro bloco da telenovela, ficando entre este primeiro bloco e o primeiro intervalo comercial. Trechos das aberturas também são exibidos como vinhetas de "estamos apresentado" e "voltamos a apresentar" no início e no fim dos intervalos comerciais e como encerramento, onde são exibidos créditos de produção como câmeras e produtores.

A ordem dos créditos exibidos numa abertura não é obrigatória e varia de acordo com cada produção, mas é comum que seja exibido primeiro o nome dos autores seguidos pelos protagonistas e antagonistas, núcleo central, apresentando (novos atores), atores convidados, crianças, participações especiais e por fim os colaboradores, os diretores, o diretor principal e o diretor de núcleo. O título da novela é comumente exibido no término da abertura, mas há também ocasiões em que é exibido tanto no início quanto no fim ou até mesmo somente no início.

Em Portugal e países lusófonos de África as aberturas tem o nome de "Genérico" e possuem duração variada de 50 segundos à 1 minuto.

 Nota linguística

  A palavra telenovela é uma palavra de origem castelhana, particularmente do espanhol falado em Cuba, país precursor desse gênero audiovisual que foi inspirado nas radionovelas. O vocábulo é fruto da fusão das palavras: tele (de televisão) e novela, que em espanhol é o mesmo que romance em português.

Devido a sua longa-duração, há quem aponte uma pretensa contradição em sua denominação, ao dizer que as telenovelas deveriam se chamar "tele-romances". Porém, para a língua portuguesa, o gênero literário novela distingue-se do romance não pelo seu tamanho, mas pela forma como os eventos se sucedem na narrativa e pela abordagem folhetinesca de sua escrita.

A matriz original do termo mostrou ser forte a ponto de conseguir legitimidade em outros idiomas, como o russo, que preferia a palavra 'serial', para designar os folhetins audiovisuais.

A fala cotidiana em países como Brasil e a própria Cuba, aceita a forma abreviada de 'novela' para chamar a obra audiovisual. Em Portugal e outros países da Europa, prefere-se o termo "telenovela", a fins de distinguir a obra audiovisual da literária.

Nos EUA, as "telenovelas" recebem o nome de "soap operas" porque as primeiras produções, na década de 1960, eram patrocinadas por fabricantes de sabão (soap). Em língua inglesa, não se fala em novel porque isso indica o gênero literário romance, e não um programa de televisão como no Brasil.[1]

 Telenovela Brasileira

As telenovelas brasileiras, em especial as da Rede Globo, tem enredos, no geral, com temas muito semelhantes se comparadas. Na maioria das vezes, misturam drama, romance e violência de uma forma bem peculiar, com o objetivo de ter como público alvo adulto feminino.

De tarde, as telenovelas brasileiras abordam um tema mais leve, com histórias focadas em romance e aventura. Ao anoitecer, envolvem temas mais radicais, misturando o romance já existente com dramatizações e leves cenas de sexo e violência. As histórias freqüentemente começam com tramas leves e pouco complicados, e apenas com o passar da história os mistérios se desenrolam pouco a pouco, tornando o enredo forte e complexo.